Mensagens de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone whatsapp


QUATRO CONSELHEIROS


Meus amados, há um grupo sequenciado de quatro versículos no livro de Tiago que é de suma importância para a nossa vida, o qual nos dirige de maneira direta, chocante até, ao ponto da bênção que tanto desejamos. Portanto, se fizermos como claramente nos ensina, seremos por Deus exaltados. Sim, seremos por Deus exaltados – é assim que finaliza o último versículo do grupo – como resultado da execução do que Deus está nos dirigindo a fazer por Seus ensinamentos.

Atentemos para a instrução:

Primeiro versículo do grupo: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7 ARC). Atente para a sequência da ordem do referido versículo. Primeiro, obedeça ao Senhor (“Sujeitai-vos, pois, a Deus”) em tudo o que está escrito; daí, fundamentado no que diz a Palavra (“resisti ao diabo”), resista a qualquer tipo de tentação que o incite a praticar ou concordar com o mal, e o autor dessa tentação, o diabo, fugirá de você (“e ele fugirá de vós”). “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7 ARC).

Segundo versículo do grupo: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração” (Tiago 4.8 ARC). Mais uma vez, atente. A Palavra nos convoca a nos aproximarmos de Deus para termos comunhão com Ele e nos garante que Ele Se chegará a nós se assim agirmos – isso significa sermos abençoados com transformação de vida (“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”). Agora a Palavra se dirige diretamente a dois conjuntos de pessoas: os “pecadores” e os de “duplo ânimo”. O grupo de pecadores que ainda vive no tempo da ignorância, o Senhor manda que se limpe dos pecados (“Limpai as mãos, pecadores”); o grupo dos de duplo ânimo, que é aquele que já assumiu um compromisso com o Senhor, mas vive como as ondas do mar, levado pelos ventos de uma parte para outra, é o conjunto dos inconstantes, ora está na maior comunhão com Deus, ora está caído em desânimo, pensando em desistir; para esse grupo, a instrução é limpar o coração, que está contaminado com as coisas do mundo, para que as suas saídas estejam purificadas pela obediência à Palavra de Deus e constância no servir. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração” (Tiago 4.8 ARC).

Terceiro versículo do grupo: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza” (Tiago 4.9 ARC). Essa é uma instrução de profunda restauração para todos os que se encontram no pecado ou na inconstância da fé. Ambos estão na miséria. O que o Espírito Santo manda é não fugir, e sim encarar, sentir esse estado miserável em que se encontram, bater de frente; ao invés do riso falso, o choro do acerto aos pés do Senhor; ao invés do falso gozo do engano, a tristeza de se achar nessa condição, se arrepender e deixar os erros. Tudo isso faz parte do caminho para chegar restaurado ao lugar onde o Senhor Deus os exaltará. “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza” (Tiago 4.9 ARC).

Quarto e último versículo do grupo: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4.10 ARC). Sob todas as condições que o céu lhe impor, aceite o senhorio de Deus sobre a sua vida, “e ele vos exaltará”.

É tão simples que alguns ousam não acreditar; porém, creia, pratique – é assim. Não dói e é para o bem, agora e eternamente. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




QUATRO CONSELHEIROS