Mensagens de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone whatsapp


PROVÉRBIOS COMENTADOS


Aqui estão alguns provérbios bíblicos, proveitosos à contemplação da diferença que há entre o que obedece ao Senhor e o que não Lhe obedece, entre o que é temente a Deus e o que não tem respeito algum ao Todo-Poderoso. Alguns dizem que respeitam a Deus, mas desdizem com as ações. Entretanto, o que tem a vida no temor do Senhor observa essas duas distintas raízes, porque um dia esteve lá na incredulidade e agora está vigilante no Reino da fé.

Vamos começar por esta declaração poderosa e verdadeira, que se cumpre no dia a dia das pessoas, pois é Palavra de Deus: “A luz dos justos [dos que praticam a Palavra] brilha radiante, mas a lâmpada dos ímpios [dos que não temem a Deus] será apagada” (Provérbios 13.9 | NVI). Perceba que há sentenças bem distintas para uma e para a outra. Para os justos, há luz que brilha radiante; para os ímpios, há luz que será apagada, inevitavelmente. A Palavra se cumpre. Brilho radiante ou escuridão? Ímpio ou justo? O que você quer receber? O que você quer ser? A escolha é sua.

Vamos a outro provérbio: “O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão” (Provérbios 13.1 | NVI). A repreensão é para consertar, tornar perfeito, produzir bons frutos. Para o filho sábio, a repreensão do pai tem todos os motivos a seu favor. Ele acolhe, recebe, pois sabe que é para o seu próprio bem. No entanto, o zombador é galhofeiro, recebe tudo com zombaria, toca adiante e se dá mal.

“O Senhor detesta os lábios mentirosos, mas os que agem com lealdade lhe agradam” (Provérbios 12.22 | NVI). Lábios mentirosos trazem engano à própria pessoa e aos outros; o que diz não é verdade, porque a mentira se encontra em sua boca. Aquilo que não é verdade não é verdade para ninguém, nunca terá proveito. Contudo, os que são fiéis, leais e seguem o caminho da justiça de Deus, esses agradam ao Senhor e serão agradados por Ele. A lei da semeadura está em todos os lugares da vida. Você planta, você colhe. Você colhe o que planta.

“Quem lavra a sua terra terá comida com fartura, mas quem corre atrás de fantasias não tem juízo” (Provérbios 12.11 | NVI). A fantasia é outro engano do diabo; ela é entregue aos que desejam divagações mentais e caminham pelos estreitos da irresponsabilidade, procurando o que não existe e, portanto, nunca encontrando. No entanto, o que cuida da sua vida, semeando em seu coração as boas sementes da Palavra de Deus, estará sempre em fartura, terá na vida sempre boas colheitas de bênçãos, as quais descem dos céus ao seu interior, porque é plantação do Senhor Jesus.

Por fim, temos a notificação dos problemas causados à família, os quais são a causa da desorganização no mundo. São problemas decorrentes do desrespeito a Deus, que se enveredam para o corpo familiar dos que não O temem, pois quem não respeita a Deus não respeita a sua própria família. O marido não honra a mulher; pelo contrário, esbraveja com ela, usando palavras vis e abomináveis ao Reino de Deus. A mulher não honra o marido, mas o desrespeita diante dos filhos e fora de casa falando mal dele; não contempla a face majestosa e pacífica do Pai. Os filhos desobedecem aos pais; os pais não ensinam os filhos. Todos cobram uns dos outros o que não deram, querem colher o que não semearam, porque não ouviram o Senhor Jesus. Veja o que está escrito: “Quem causa problemas à sua família herdará somente vento, e o insensato será servo do sábio de coração” (Provérbios 11.29 | NVI). Observe que a herança dos que procedem dessa maneira é VENTO, somente vento. O que farão com o vento, que os põe em redemoinho constante? Por consequência, esses serão escravos dos sábios de coração, daqueles que temem a Deus e não dão ouvidos aos que desrespeitam o Pai, não andam junto dos pecadores, nem têm comunhão com zombadores, mas seguem a Deus. O sábio de coração tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite.

Olhe agora para você. Onde você se encontra? A decisão de continuar onde está ou mudar de rumo, de retroceder ou avançar, pertence a você. O Senhor lhe deu esse poder de escolha. Escolha Jesus. Pense nisso. Amém. Glória a Deus!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




PROVÉRBIOS COMENTADOS