Mensagem de Poder
Compartilhe em suas redes sociais :
PAPÉIS DE LÍDERES E DE LIDERADOS NO SENHOR
É papel do líder espiritual instruir os seus liderados acerca do que o Espírito de Deus tem lhe revelado na Palavra. É papel do liderado entender que a liderança é do Senhor Jesus. Portanto, o liderado deve ter consciência de qual seja o espírito que conduz o seu líder, pois, quando se obedece a um líder espiritual, obedece-se a Deus. Para isso, a Palavra nos dá instruções precisas para que compreendamos o governo do Senhor sobre todos, com temor e reverência.
Serviço e humildade, exemplo, responsabilidade e coragem, obediência e honra, respeito, cuidado e sujeição encontramos nos versículos a seguir, os quais tratam dos papéis de líderes e de liderados no Senhor:
“Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes [governantes] das gentes [das pessoas] delas se assenhoreiam [tornam-se senhores], e os seus grandes usam de autoridade sobre elas [esse é o modelo do mundo e das religiões]; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos” (Marcos 10.42-44 | ARC). A autoridade no Reino de Deus é da Palavra; obedecer a ela é servir a Deus. A prática da Palavra se dá servindo; para o líder e para o liderado é assim. O papel de cada um é servir. A autoridade é de Cristo.
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13.15 | ARC). O Senhor Jesus está dizendo que nos deu o exemplo. Pregou para nós as Boas Novas e morreu em nosso lugar. Sim, por palavras e por obras, fomos e continuamos sendo ensinados por Ele. Ele foi fiel e obediente até a morte, a mais desprezível de todas. Quem lidera lidera em Cristo Jesus, quem é liderado se submete a Cristo Jesus e ambos fazem a vontade do Pai.
Aos liderados. “Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes para que eles cuidem de vocês com alegria, não com descontentamento; caso contrário, isso não será proveitoso para vocês” (Hebreus 13.17 | NVI). A obediência à liderança santificada no Senhor é obediência ao próprio Senhor. Servimos ao Senhor em obediência; a desobediência não é servir.
“Sujeitai-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem” (1Pedro 2.13-14 | ARC). Castigo aos desobedientes, louvores aos obedientes—quem obedece faz o bem; quem desobedece pratica o mal.
Aos líderes. “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (1Pedro 5.2-3 | ARC). A luz, o foco, a direção, o bem e a restauração completa da vida de uma pessoa são pela Palavra. Tomamos posse pela obediência. Não basta ter ciência; é necessária a obediência. Precisamos obedecer para colocarmos em prática o que ouvimos do Senhor e alcançarmos todo o bem prometido. O bem prometido de Deus é completo; não vem com defeito. Deus não erra; o homem, sim. Entretanto, se o homem andar pelos caminhos do Senhor em vez de se lamentar, murmurando contra a Verdade, terá um excelente roteiro de vida, eternamente. Deus é bom e só faz maravilhas; faz novas todas as coisas. Creia e obedeça. Amém. Glória a Deus!
Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo
