Mensagens de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone whatsapp


O DONO DA VINHA, A FIGUEIRA E O VINHATEIRO


As parábolas são recursos didáticos do Mestre dos mestres, o Senhor Jesus. Com a pedagogia da simplicidade nos ensina coisas profundas. Fazemos muito bem a nós mesmos em ouvirmos o Mestre. Para isso, apliquemo-nos em ler e reler a passagem bíblica a seguir. Peçamos ao Espírito Santo que nos dê entendimento.

“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar” (Lucas 13.6-9 | ARC).

Com a parábola da figueira estéril, o Senhor Jesus ensina preciosidades para termos a vida altamente abençoada debaixo de ampla visão, a qual nos fará enxergar coisas maravilhosas que não vemos a olho nu. Ele nos abre os olhos do entendimento para enxergarmos com Sua luz o que está além das nossas faculdades mentais.

Encontramos três personagens na referida parábola: UM CERTO HOMEM, que representa o SENHOR; a FIGUEIRA, que representa a NÓS na condição de termos sido escolhidos pelo Senhor para darmos frutos, o mesmo princípio do ramo enxertado; e o VINHATEIRO, que representa a NÓS como INTERCESSORES, fazedores da obra. Sim, a VINHA é o REINO DE DEUS.

“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha.” O SENHOR nos escolheu (somos sementes benditas do Senhor), nos salvou e nos plantou no Seu Reino para produzirmos frutos de salvação, para testemunhá-lO. “E dessas coisas sois vós testemunhas” (Lucas 24.48 | ARC). Em Atos 1.8, o Senhor Jesus diz que também seremos Suas testemunhas até aos confins da terra. Somos plantados para sermos FIGUEIRA frutífera; foi para isso que Ele nos plantou na terra do evangelho. “E foi procurar nela fruto, não o achando.” A FIGUEIRA tem que dar fruto todas às vezes nas quais o Senhor procurar. Lembrando que a FIGUEIRA somos nós. Em João 13.15, o Senhor Jesus diz por que devemos dar frutos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (ARC). Ele semeou em nós o evangelho, as Boas Novas. Devemos semear o evangelho nas pessoas e testemunhá-lo com uma vida santa.

“E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente?” Agora é a vez do vinhateiro (INTERCESSOR) apresentar frutos. Preste atenção ao papel do obreiro do Senhor que tem compromissos com a vida, e não com a morte, e assim se põe diante de Deus como INTERCESSOR. Vejamos o que disse o vinhateiro: “E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar”. O VINHATEIRO, que representa o obreiro de Deus, não se incomodou em ter mais trabalho; pelo contrário, ele se prontificou a trabalhar mais, escavar, adubar, cuidar com o cuidado de restaurador de vida e não executor de morte. O DONO da vinha, o PLANTADOR da figueira, estava também provando o vinhateiro, para saber se a sua conduta como obreiro se ligava à vida ou à morte. Glória ao Senhor da vinha e da vida! O obreiro intercedeu a Deus pela vida daquela figueira com a missão de salvá-la. Assim façamos nós. Como FIGUEIRA, devemos apresentar frutos de servos ao Senhor Jesus. Como VINHATEIRO, cuidar das pessoas, ensinando-as a Palavra de Deus que salva, cura, liberta e transforma. Amém. Louvado seja o Senhor Jesus, nosso Mestre!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




O DONO DA VINHA, A FIGUEIRA E O VINHATEIRO