Mensagens de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone whatsapp


NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO!


“E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3.1-5 ARC).

Nicodemos estava desejoso de ir para o Reino. Muitos querem ir para o Reino. Contudo, alguns querem chegar ao Reino à sua própria maneira, não se submetendo às regras de Deus, mas definindo as suas próprias regras como um modo exclusivo de servi-lO. Nicodemos foi ter com o Senhor Jesus à noite; assim também, às vezes, queremos ir ao Senhor às escondidas, sem que ninguém saiba que O buscamos, sem assumirmos que somos de Deus. No entanto, quem se envergonhar do Senhor diante dos homens, Ele se envergonhará deste diante do Pai. “Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos”(Lucas 9.26 ARC).

Nicodemos rodeou o Senhor com palavras agradáveis, reconheceu Seu senhorio e divindade (“RABI, BEM SABEMOS QUE ÉS MESTRE VINDO DE DEUS”), mas ficou confuso com a proposta de salvação do Senhor: “NASCER DE NOVO”. Como, pensava ele?

Nos primeiros passos da fé algumas pessoas procuram encontrar lógicas humanas no Reino, mas o Reino é regido por leis superiores; para entendê-las temos que nos submeter a elas simplesmente. Ainda que, em determinado momento, não esteja compreendendo com profundidade o que se ouve acerca do Reino, mais um pouco e tudo é esclarecido; basta perseverar em ouvir a Palavra de Deus esclarecedora que o dia perfeito vem onde tudo se faz às claras para nós.

Provavelmente, Nicodemos pensou que tem que haver uma maneira mais fácil de chegar ao Reino, mais simples e lógica. Contudo, as Escrituras Sagradas nos ensinam que a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana (1 Coríntios 1.25 NVI). Precisamos, tão-somente, dar ouvidos ao Mestre sem questioná-lO. Deus sabe o caminho. Nós precisamos aprendê-lo e só Ele pode ensiná-lo. O caminho traçado por nós, por conta própria, ainda que o vejamos perfeito, o seu final é de morte (Provérbios 16.25 ARC). Não é uma boa decisão seguir a nós mesmos.

Muita gente vive o engano de que a salvação pode ser adquirida através de esforço pessoal: um ato de caridade aqui, outro ali, e o Reino estará garantido. Não é assim. As regras para chegar ao Reino são de Deus; se quisermos alcançá-lo, necessário se faz que nos submetamos a elas.

Fazer caridade, compadecer-se e ajudar os que precisam são boas atitudes e obrigação de todos. Todavia, essas coisas não levam as pessoas ao Reino, pois “NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO”. Ter boa índole, ser honesto, ter bom nome são coisas excelentes, que agradam a Deus, mas “NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO”. A boa moral, o bom caráter, a educação social e intelectual, tudo isso conta como um padrão positivo na sociedade, mas, para chegar ao Reino de Deus, “NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO”.

Para isso é preciso que, primeiro, você se reconheça como pecador e que nessa condição não poderá se encontrar com o Criador, que se arrependa dos seus pecados, confessando-os ao Senhor e os deixando, que aceite a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, que desça às águas do batismo.

É necessário que compreenda e realize as bênçãos que são recebidas com o batismo nas águas: a circuncisão do coração, o despojamento do corpo da carne, o despojamento do corpo do pecado, o sepultamento do velho homem, a ressurreição do novo homem e que, por fim, receba a força para andar em novidade de vida. É necessário buscar a bênção do batismo no Espírito Santo que é para o revestimento de poder, e assim seguir ao Senhor Jesus, perseverando até o fim.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2.14 ARC).

A capacidade intelectual do homem está longe de compreender o Reino; a ciência humana, que é importante para o exercício de um ofício, não pode nem mesmo perceber que existe o Reino.

Entretanto, todo aquele que se achegar a Ele, que Lhe pedir encarecidamente o mapa da salvação, não demorará a compreender todo o trajeto, porque está escrito que “...os que buscam o Senhorentendem tudo” (Provérbios 28.5 ARC).

Não é complicado; é só querer com sinceridade, pois quem vai a Ele de maneira nenhuma o lança fora. O Senhor nos ensina a usufruirmos de uma nova vida infinitamente melhor em Seu Reino, mas nos impõe uma condição: “NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO”.

Que o Senhor o abençoe com o entendimento para uma nova vida com o Pai, o Filho e o Espírito Santo de Deus em perfeita harmonia e comunhão. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO!