Mensagens de Deus

SERtão de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


HONRADO POR DEUS


No momento em que a pessoa compreende a Palavra de Deus e experimenta os efeitos ao obedecê-la, sua vida toma outro sentido, completamente diferente do que era antes; aliás, ela ganha uma VIDA NOVA. Examinemos o versículo abaixo, porque foi escrito para nos ensinar (Romanos 15.4).

“O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o” (Provérbios 14.31 | ARC).

A primeira coisa é entender as palavras-chave do versículo para chegarmos à dimensão do que está escrito. Oprimir é mais do que reprimir; é também angustiar, envergonhar. Insultar é ofender, afrontar; é como apedrejar.

Entendamos a primeira parte do versículo acima. “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou.” Quem se envergonha de um pobre e o ignora, e olha para ele por cima dos ombros, principalmente quando se acha com seu grupo social, embora não pense que esteja fazendo nada com aquele, está. Saibamos que as pessoas têm sentimentos; aquele que está sendo ignorado, se sente desprezado; fica oprimido e angustiado. “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou.” Quem assim procede insulta a Deus, ofende ao Pai; é como se O apedrejasse. Que honra virá daí? “Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (1 Samuel 2.30 | NVI).

Compreendamos a segunda parte do versículo em estudo; para tal vamos trazê-lo novamente. “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o” (Provérbios 14.31 | ARC). Vamos às palavras-chave dessa parte. Compadecer é ter compaixão, sentimento bondoso e solidário, demonstrando interesse por aquele. Honrar é respeitar, dignificar, acima de tudo ser imitador do Senhor Jesus e fazer o que Ele faria em nosso lugar. “Mas o que se compadece do necessitado honra-o.” A Palavra está dizendo que o que tem sentimento bondoso e demonstra interesse pela vida daquele honra a Deus. A consequência é ser honrado, ser dignificado pelo Pai. “Honrarei aqueles que me honram.”

Amar os que são desprezados pelo mundo, com sinceridade de coração, com ação de amor, é qualidade inseparável daquele que aprende com Jesus e pratica com alegria, não para aparecer para plateias, e sim para glorificar o nome do Senhor Jesus; esse certamente será honrado em sua vida por Deus. Lembramos que amar não é só dar esmola, mas amor. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




HONRADO POR DEUS