Mensagem de Poder
Compartilhe em suas redes sociais :
ESPÍRITO TREINADO
Para tudo que queremos e temos necessidade de aprender, devemos dispensar tempo e atenção. Pensando assim, devemos dispensar tempo e nos aplicar para termos o nosso espírito treinado pelo Espírito Santo de Deus, enviado a nós, em nome do Senhor Jesus, para nos ensinar VIDA. Vejamos o que o Senhor Jesus está falando: “Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome [Ele já enviou aos salvos], esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26 | ARC).
O Espírito Santo, enviado pelo Pai, tal como o Senhor Jesus descreve no versículo acima, “aquele Consolador”, ou seja, Aquele que nos põe em conforto, nos ensina todas as coisas. “Esse vos ensinará todas as coisas.” Pensemos com inteligência e humildade: não se aprendem TODAS AS COISAS do dia para a noite, não é? TUDO está dentro de todas as coisas. Se queremos vida na sua essência plena, e queremos, só podemos alcançá-la através dos ensinamentos de quem fez a VIDA e sabe como ela funciona exitosamente. Isso leva tempo. Leva toda a existência. Quanto mais aprendemos de Deus sobre a vida, mais ainda temos para aprender, e isso é muito bom, porque aprendemos com quem conhece a matéria e sabe ensinar. Nisso, não ficaremos improdutivos, porque a cada aprendizado com o Espírito Santo de Deus, chegamos a uma estação frutífera.
O Espírito Santo ainda nos faz lembrar TUDO quanto o Senhor Jesus nos tem dito. “E vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” Dá para imaginar TUDO o que o Senhor Jesus nos tem dito? Quanta coisa! Essa quanta coisa é tudo. É bem básico, mas pense: tudo na vida está dentro desse TUDO que o Senhor Jesus nos tem dito.
O Espírito Santo treina o nosso espírito para entendermos que a velha criatura foi morta no sepultamento do corpo do pecado nas águas, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo: “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto, por causa do pecado, mas o espírito vive, por causa da justiça” (Romanos 8.10 | ARC). O pecado gerou a morte, estávamos mortos no pecado. Porém, o corpo do pecado foi sepultado nas águas do batismo. Saímos das águas para vivermos a justiça de Deus, cumprida no Senhor Jesus, vivemos em novidade de vida.
Precisamos ser treinados para sabermos que, se vivermos segundo a carne, estamos separados de Deus, mortos espiritualmente; contudo, se mortificarmos a carne, vivemos nEle a vida espiritual de Deus e a carne não tem domínio sobre nós: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis [estarás separados de Deus]; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Romanos 8.13 | ARC).
Precisamos ser treinados, sabendo que, como novas criaturas, temos uma missão decisiva para não sermos levados ao engano, fazendo morrer em nós tudo o que provém da carne: “Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça, que é idolatria” (Colossenses 3.5 | NVI). Matem tudo o que pertence à natureza terrena. Não é o Senhor que vai fazer isso por nós. A nós foi dada a ordem: “Façam morrer”. Veja que a primeira da lista é “imoralidade sexual”. Pessoas que não são casadas vivem como se fossem; isso está no grupo de imoralidade sexual. Bem, a lista continua. “FAÇAM MORRER.” Sem que se morra para o mundo, não se vive para a vida eterna. Os fornicadores não herdarão o Reino de Deus, nem os adúlteros.
Tudo isso, e muito mais, faz parte do treinamento do Espírito Santo, pelo qual o nosso espírito é habilitado para a vida plena. Comece a treinar e não falte ao treino; aplique-se. Haverá momentos que parecem enfadonhos; são as partes do treino que o adversário usa para enfraquecê-lo na fé. Ele está sempre querendo levar vantagem sobre o corpo de Cristo. Nesses momentos, dobramos a carga de trabalho e o levamos para debaixo dos nossos pés, para a glória do Deus Todo-Poderoso. Lembre-se: o nosso espírito é treinado para a nova vida que recebemos ao nascermos de novo. Somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram. Amém e amém. Glória a Deus!
Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo
