Mensagens de poder

SERtão de Deus

para novo um nascimento

Mensagem de Poder

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


DEUS NO CONTROLE DE TUDO!


Ele era profeta, Jonas era profeta de Deus, não era um perdido pecador sem escrúpulos. Ele era um servo do Deus vivo. Então, o Senhor ordenou a Jonas:

“LEVANTA-TE, VAI À GRANDE CIDADE DE NÍNIVE E CLAMA CONTRA ELA, PORQUE A SUA MALÍCIA SUBIU ATÉ MIM” (JONAS 1.2 ARC).

Nínive estava numa desgraceira só; pecadores ladrilhavam toda a cidade, praticando horrores, coisas cruéis, abomináveis. Os ares de Nínive estavam contaminados por todo tipo de mal. Muitos estão com a vida contaminada por pecados de toda espécie.

Entretanto, Deus, no Seu infinito amor, queria salvar Nínive. Deus, no Seu infinito amor, quer salvar você, independente do seu estado atual.

Jonas, porém, guardava em si certo desejo de vingança contra Nínive, cidade pecadora; é como se ele quisesse que ela pagasse pelos seus erros antes que Deus a perdoasse. Jonas sabia que o Senhor, em Sua infinita misericórdia e bondade, perdoaria os ninivitas, se eles se arrependessem. Se você se arrepender, Deus perdoará você, independente do que você já fez ou ainda faz de mal.

Jonas tomou outro destino; não foi à Nínive; foi ao Porto de Jope e entrou num navio que ia para Társis. Isso nada tem a ver com o que lhe fora dado a fazer. Contudo, Deus é mais, Deus está no controle de tudo, porque o plano do Senhor é completo e repleto de detalhes que, muitas vezes, em nossa tímida compreensão, não entendemos.

O Senhor não queria salvar apenas a Nínive. Nesse mesmo projeto estava a salvação de toda a tripulação do navio que partia de Jope para Társis. E, ainda, nesse mesmo plano, incluía-se o lapidar do Senhor na vida de Jonas. O profeta precisava melhorar as suas atitudes, adequar seu coração ao coração de Deus, compreender mais profundamente o amor do Pai celeste e o alcance do perdão divino. Deus quer, através de você, salvar a sua vida e a da sua família e dos seus amigos e de todos os que o Senhor coloca diante de você. Deus quer que você entenda isso.

Tudo está sob o controle do nosso Pai.

Logo que saíram do porto, “O SENHOR MANDOU AO MAR UM GRANDE VENTO, E FEZ-SE NO MAR UMA GRANDE TEMPESTADE, E O NAVIO ESTAVA PARA QUEBRAR-SE” (Jonas 1.4 ARC).

Os marinheiros temeram muito. Enquanto agonizavam e tentavam com as próprias mãos resolverem esse imbróglio, deram de cara com Jonas no porão do navio, dormindo. Clamaram, indagaram: “Por que isso?” Jonas, compreendendo o motivo daquele alvoroço, disse aos marinheiros que o jogassem no mar e a tempestade cessaria, pois ele estava fugindo da face do Senhor. Ninguém pode fugir da face de Deus. Contudo, a tripulação do navio pensou em não tomar tal resolução, pois não queria que o sangue do profeta fosse requerido de suas mãos, e eles tentaram remar de volta ao cais. Não adiantou. A tempestade continuava. Acerte-se com Deus e a tempestade passará. Deus no controle de tudo! Lançaram Jonas ao mar e a tempestade cessou. Oh, glória, o plano completo do Senhor estava se realizando!

“ENTÃO, CLAMARAM AO SENHOR E DISSERAM: AH! SENHOR! NÓS TE ROGAMOS! NÃO PEREÇAMOS POR CAUSA DA VIDA DESTE HOMEM, E NÃO PONHAS SOBRE NÓS O SANGUE INOCENTE; PORQUE TU, SENHOR, FIZESTE COMO TE APROUVE” (Jonas 1.14 ARC). Deus sempre faz como Lhe apraz. Ele está no controle de tudo. O pessoal do navio clamou e houve salvação. Clame a Ele e Ele o salvará!

“TEMERAM, POIS, ESTES HOMENS AO SENHOR COM GRANDE TEMOR; E OFERECERAM SACRIFÍCIOS AO SENHOR E FIZERAM VOTOS” (Jonas 1.16 ARC). Marinheiros salvos, primeira etapa concluída. Deus no controle de tudo!

Enquanto isso, no fundo do mar, Deus trabalhava, quebrantava a Jonas, e o livrava das tribulações suscetíveis aos que desobedecem à ordem divina. Deus não quer destruir ninguém; Deus quer salvar; compreendamos isso! Jonas entendeu isso quando viu que o Senhor preparou um grande peixe para engoli-lo. Angustiado nas entranhas do peixe por três dias e três noites, o profeta se quebrantou, se viu no inferno e clamou.

“E DISSE: NA MINHA ANGÚSTIA, CLAMEI AO SENHOR, E ELE ME RESPONDEU; DO VENTRE DO INFERNO GRITEI, E TU OUVISTE A MINHA VOZ” (Jonas 2.2 ARC). Clame! De onde você estiver, Deus o ouvirá!

O Senhor falou ao peixe para lançar Jonas na areia. Deus no controle. Ratificou a Jonas a missão de ele ir a Nínive. Jonas foi. Pregou a todos, do rei ao menor serviçal. “E OS HOMENS DE NÍNIVE CRERAM EM DEUS, E PROCLAMARAM UM JEJUM, E VESTIRAM-SE DE PANOS DE SACO, DESDE O MAIOR ATÉ AO MENOR” (Jonas 3.5 ARC). Nínive se humilhou diante de Deus, se arrependeu dos seus pecados e se converteu. “E DEUS VIU AS OBRAS DELES, COMO SE CONVERTERAM DO SEU MAU CAMINHO” (Jonas 3.10a ARC). Segunda etapa do plano executada. O Senhor está esperando que você se converta para Ele executar a salvação completa em sua vida.

Jonas, vendo isso, se desgostou. Seu coração ainda estava endurecido. No entanto, Deus redarguiu ao profeta acerca da Sua benignidade para com a grande Nínive e o admoestou, ensinando-lhe a fazer a obra com fé, misericórdia e amor (Jonas 4.1-11). Terceira fase do projeto em curso. “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6 NTLH). Deixe Deus trabalhar em sua vida para que você se ache preparado no grande Dia.

O plano de Deus é maior do que aquele que enxergamos inicialmente. O plano de Deus é completo. Ele está no controle de tudo. Entregue a sua vida ao Senhor. Não tema se algumas coisas estranhas acontecerem ao seu redor durante a caminhada. Junte-se ao Senhor; Deus quer que você se aproxime mais dEle, viva e participe das Suas maravilhosas obras que Ele fará em sua vida e através dela. Oh, glória! Deus no controle de tudo!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo


Voltar

DEUS NO CONTROLE DE TUDO!