Mensagens de Deus

Mensagens de Vida

Mensagem de Poder

Compartilhe em suas redes sociais :
icone facebook icone twitter icone whatsapp


A DOUTRINA DO SÁBIO


“Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” (Provérbios 13.10 | ARC).

Soberba é orgulho, arrogância; ela exala contenda. Dentro de si há um espectro de vaidade, presunção, falta de decoro. Disso se alimentam as discussões por qualquer motivo. O seu equilíbrio é desequilibrado; falta paz e verdade. A soberba é mentirosa, pois engana o seu possuidor, fazendo-o pensar que é mais do que os demais. “Da soberba só provém a contenda”; dela não nasce outra coisa. Todavia, os que buscam os conselhos do Senhor Jesus inevitavelmente encontram a sabedoria – “mas com os que se aconselham se acha a sabedoria”. Cada versículo bíblico é um conselheiro do Senhor para nos aconselhar. O sábio é formado no temor do Senhor por aprender a Sua Lei e obedecer a ela.

“A doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte” (Provérbios 13.14 | ARC). A morte, nesse caso, é o desligar-se de Deus em vida. Ou seja, o soberbo não aceita a instrução do Senhor Jesus e se desliga dEle. Jesus é a vida e quem dEle se desvia cai nos laços da morte espiritual, separação do Senhor. Entretanto, para se desviar dos laços da morte, o sábio tem doutrina, os ensinamentos do Senhor Jesus, os quais são a sua fonte de vida. “A doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte.” Essa fonte é inesgotável; quanto mais dela se tira, mais ela tem para dar.

“O justo come até que a sua alma fique satisfeita, mas o ventre dos ímpios terá necessidade” (Provérbios 13.25 | ARC). O justo se alimenta da justiça; ele se alimenta dos ensinos do Senhor Jesus. Contudo, o ímpio, aquele que despreza a Palavra do Senhor e não lhe obedece, padece necessidade. Normalmente, no momento em que mais precisa, o ímpio sofre as consequências da sua atitude má para com Deus. O justo, porém, praticante da Palavra de Deus, tem a sua vida satisfeita. Os justos aprendem com o Senhor e se tornam sábios. Alegrem-se, justos do Senhor, os que por Ele foram justificados, porque a fonte da vida está jorrando em vocês! Amém!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo




A DOUTRINA DO SÁBIO