Abdias Campos
         
 

Abdias nos Campos de Versos

Livraria Virtual

Educando com Arte

     

Saraiva Mega Store - Recife, ao lado do professor e escritor Júlio Vila Nova

Campus UPE em Garanhuns - Teatro da Rede Ferroviária

Fabrício Carpinajar, Abdias Campos, Sérgio Medeiros - Teatro SESC Prainha, Florianópolis/SC

Ficha Técnica

Palestra:
Poesia Popular

Palestrante:
Abdias Campos


Carga Horária:
30 minutos


Contatos


e-mail:
abdiascampos@gmail.com


Fixo
  (81) 3227.1945
  (81) 9319.0851
 

PALESTRA SOBRE CULTURA POPULAR

Abordamos a cultura popular como vivência/experiência. Identificamos quando a cultura popular é mostrada fora do seu contexto original, desenraizada, em fragmentos de espetáculos artísticos; cultura popular x cultura pop; cultura popular tornada normativa pela tradição, virando folclore; literatura de cordel.

O objetivo principal desta palestra é deixar claro os campos de atuação e de identificação da cultura popular, da arte popular e do folclore, e em que estância cada um se estabelece e se manifesta.

 

BREVE HISTÓRICO ARTÍSTICO

Abdias Campos é poeta, cordelista, violeiro, compositor, declamador e Palestrante de cultura popular, estudou Administração de Empresas na Universidade de Pernambuco - UPE.

Tem 06 Cds gravados, 03 de música ( Do canto da Juriti ao Baque das Ondas, Pedra de Amolar, Rama e Cantoria de Fé) e 02 de cordel ( Literatura de Cordel - Cantada e Declamada e o CD audiolivro infantil Meu Cordelzinho de Histórias).

Realizou de 01 de janeiro a 31 de julho de 2011, Oficinas pela Bolsa Funarte de Circulação Literária, FUNARTE – MINC, como artista-bolsista, nos Territórios da Cidadania: Sertão do Pajeú / Pernambuco, Cariri Ocidental / Paraíba e Baixo Jequitinhonha em Minas Gerais, ministrando a oficina: Recursos Culturais e Educativos da Poesia de Cordel, com carga horária de 30 horas, para professores da rede pública, arte-educadores, orientadores pedagógicos e poetas, formando multiplicadores literários neste gênero textual.

Realizou Recital poético no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, em Garanhuns/PE, pela Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns (UPE), em 26 de março de 2011, encerrando a cerimônia da aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Língua Portuguesa, Geografia, História, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Psicopedagogia, Matemática e Saúde Pública, para cerca de 400 pessoas, entre professores e alunos dos cursos de pós-graduação. Realizou no dia 22 de outubro de 2010, no auditório do Hotel Canarius de Gaibú, litoral Sul de Pernambuco, palestra sobre Literatura de Cordel como gênero textual em sala de aula, pela Secretaria de Educação de Pernambuco, para professores coordenadores de ensino da rede estadual.

Nesses últimos anos tem sido convidado e realizado palestras sobre Literatura de Cordel e Cultura Popular nas seguintes instituições SESC/SC, SENAC/PE, CEFET, FUNDAJ, FUNDARPE, AESA/CESA e Secretarias de Educação da Capital e do Interior.